quinta-feira, 21 de março de 2013

Inscrições para o ProITEC 2013 começam dia nove de abril

PROITEC 2013
             A Pró-reitoria de Ensino do IFRN, através da Coordenação de Acesso Discente, publicou na noite de hoje (21), o Edital 13/2013, referente ao ProITEC - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania. 
             Diferentemente do que aconteceu em outras edições do Programa - em que podiam se inscrever alunos que fizeram do 6º ao 9º do ensino fundamental em escola pública -, poderão se inscrever desta vez apenas os que cursaram todo o ensino fundamental (do 1º ao 9º) em escolas da rede pública, concluintes ou que já tenham concluído. A mudança foi necessária devido à Lei de Cotas, promulgada pelo Governo Federal em 2011.
            As inscrições começam dia 9 e seguem até 28 de abril. Devem ser feitas exclusivamente através da internet, na Área do Candidato (ingresso.ifrn.edu.br). Para se inscrever, o aluno precisa ter documento de identificação e CPF próprios. A taxa de inscrição custa R$ 20,00 e precisa ser paga até 29 de abril. Os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 9 a 12 de abril, no Serviço Social dos câmpus para os quais se inscreveram, conforme procedimentos descritos no ITEM 11 do Edital.
           Com a Lei de Cotas, outras mudanças foram necessárias ao ProITEC. Os alunos farão apenas uma prova, dia 29 de setembro, que avaliará o desempenho deles no Programa. O local de realização da prova será informado no Cartão de Inscrição, que deve ser impresso a partir do dia 10 de setembro na Área do Candidato. A nota obtida não servirá como critério de ingresso no IFRN. As vagas para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada com ingresso em 2014 serão ofertadas em um único edital, em que serão reservadas 50% delas para alunos inscritos no ProITEC. 
          Para concorrer às vagas reservadas aos alunos de escolas públicas, é necessário ter feito a inscrição no ProITEC. "A inscrição no Programa garante a pré-inscrição no Processo Seletivo para as vagas do Ensino Médio Integrado 2014. Em data a ser divulgada no edital do processo seletivo, que vai ser publicado em 1º de outubro de 2013, o candidato deverá entrar novamente na Área do Candidato para atualizar seus dados e escolher o curso que deseja concorrer", explica José Everaldo, coordenador de Acesso Discente do IFRN.
        Para confirmar a inscrição no ProITEC, os alunos precisam entregar a documentação descrita no ITEM 17 do Edital no período de 20 a 24 de maio, nos câmpus para os quais se inscreveram. Os endereços estão no ANEXO 1 do Edital. Ao entregar os documentos, os alunos receberão o material didático composto por um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos.
         O ProITEC objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os alunos que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir ao câmpus do IFRN mais próximo para realizar a inscrição ou acompanhar o andamento do Programa.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário