segunda-feira, 20 de maio de 2013

Redução da maioridade penal para 16 anos poderá transformar “amadores em profissionais”


menores-no-crime
O Brasil vive, nos últimos meses, um debate acalorado sobre a redução da maioridade penal para 16 anos. Muitas pessoas estão colando essa medida como a solução para violência que cresce em nosso país. Pois bem. Digo-lhes que nem de longe essa redução da maioridade penal vai resolver o problema. Só vamos transformar criminosos “amadores” em profissionais.
O que o Brasil precisa realmente discutir e que, inclusive, tem projeto em tramitação no Congresso Nacional, são as mudanças no Código Penal. Mas não do jeito que elas estão sendo propostas. Nossa legislação precisa ser apertada ao ponto de provocar medo nos marginais.
Hoje, bandidos (de todas as idades) matam, torturam, estupram, sequestram e praticam tantas outras modalidades de crimes porque sabem que terão benefícios das leis. Foi-se o tempo em que criminosos pensavam duas vezes, por exemplo, antes de praticar delitos contra policiais.
De que adianta somente reduzir a maioridade penal para 16 anos. Vamos apenas criar mais um grupo de profissionais dos crimes. Não pensem que os jovens com 16 e 17 anos vão deixar de roubar e matar por medo de serem presos. Eles continuarão fazendo isso, assim como fazem os de 18, 19, 20 e por ai vai.
Robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário