terça-feira, 14 de maio de 2013

ÁGUA: DO DESPERDÍCIO ATUAL A ESCASSEZ NO FUTURO


A água indiscutivelmente é indispensável para a manutenção da vida no planeta. Nesse sentido, usá-la de forma racional é uma necessidade do século XXI. Mesmo com previsões com base em estudos que preveem escassez de água, ainda é grande o desperdício por parte de uma grande parcela da sociedade. 
Com intuito de dar consistência a temática, destaca-se o Brasil como o cerne da questão, por ser o País mais rico em água doce do mundo e, no entanto poucas são suas regiões onde não existe problema com abastecimento de água de boa qualidade. Imagine então a situação das demais populações em outras partes do planeta. Seguindo está ideia, a conscientização da população nordestina é fundamental para evitar o desperdício de água é a poluição dos mananciais, evitando ou diminuindo os problemas de escassez no futuro.
De olhos voltados para a realidade da Amazônia, que possui a maior bacia hidrográfica do mundo, com rios volumosos e, em sua maioria, perenes (nunca secam), mesmo assim já há preocupação objetivando evitar o desperdício e a poluição.
Correlacionando as condições naturais das duas regiões fica claro que aqui não devemos agir de forma diferente, já que no Nordeste a maioria dos rios é intermitente, ou seja, secam em determinado período do ano. Ademais a proximidade da região em relação á linha do equador contribui consideravelmente para a evaporação das águas.
Enfim, de modo geral a humanidade deve conduzir seus hábitos de consumo com o máximo de respeito á natureza e a seus limites, caso contrário será submetida a um estado de escassez com características irreversíveis. 

Autor: profº Edivaldo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário