Reunidos nesta semana no Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, os blogueiros criaram um Pronto-Socorro de Blogueiros, na prática, um fundo de auxílio judicial, alimentado pelos internautas, para ajudar quem for processado e não tiver condições de pagar um advogado.
“Nós não precisamos recorrer ao fundo, mas há muito blogueiro sendo processado, e até ameaçado, que não tem como se defender. É para isso que o Pronto-Socorro servirá”, explica Paulo Henrique Amorim.
A iniciativa trata-se de uma reação ante às constantes ameaças de paralisação de suas atividades a que os blogueiros estão submetidos nesta luta por uma comunicação verdadeiramente democrática e plural.
O Pronto-Socorro será organizado pelo Conselho Nacional da blogosfera, que já reúne 26 ativistas; e o fundo mantido pelos próprios internautas. A ideia é auxiliar blogueiros de todo o país que não podem pagar um advogado.
Viomundo
A iniciativa ganha força agora após a ameaça de fechamento do Viomundo, blog do jornalista Luiz Carlos Azenha, condenado pela justiça carioca a pagar R$ 30 mil reais para o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel. Azenha publicou em seu blog críticas à cobertura da Globo durante a campanha de 2006. Kamel o acusou de ter realizado uma “campanha difamatória” contra ele e ganhou o processo. Azenha, que foi repórter da emissora em 2006, rebateu às acusações e afirmou que publicará um livro sobre o assunto (leia mais).
Todos sabemos que o caso de Azenha não é isolado. Muitos blogueiros respondem a processos judiciais e são obrigados a paralisar suas atividades, sem falar do prejuízo pessoal que sofrem. Daí a importância desta iniciativa.
Fonte: www.zedirceu.com.br via Caraúbas Hotnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário