domingo, 17 de março de 2013

EDUCAÇÃO: É HORA DE PÔR EM PRÁTICA AQUILO QUE APRENDEMOS


     

      
 Todo professor precisa e deve refletir sobre sua prática pedagógica, buscando sempre associar sua bagagem teórica à sua sala de aula.
         No cotidiano escolar, observamos vários discursos dos profissionais da educação em ralação as suas práticas pedagógicas. Muitos afirmam que os alunos não têm interesse, os pais não colaboram etc., mas devemos fazer uma auto-avaliação sobre a nossa didática em sala de aula, tentando compreender a realidade do aluno, e se estamos planejando e pondo em prática conteúdos que favoreçam um ensino e aprendizagem de qualidade, capaz de satisfazer as necessidades dos nossos educandos.
         Somos cientes que, ministrar aula não é nada fácil, porém existem os vários métodos e recursos para se desenvolver boas aulas. As nossas escolas estão recebendo vários recursos que facilitam a prática pedagógica. Neste sentido, cabe ao professor planejar e estudar métodos de ensino que viabilizem um ensino capaz de promover conhecimento.
        Com isso, nós professores devemos iniciar o nosso momento de reflexão, buscando pôr em prática nossos conhecimentos e, partir das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da sala de aula, para podermos pensar nas mudanças e caminhos que devemos trilhar, para só assim exercermos uma excelente prática pedagógica.
         Mas, finalmente, qual é o verdadeiro entrave que dificulta um bom ensino? A culpa é do aluno? Do professor? Da instituição escolar? Dos pais? De nenhum? Ou de todos?
              

Um comentário:

  1. Na verdade a culpa naõ é de ninguém e de todos, pq enquanto estiverem procurando culpados nada renderá.Em se tratando de discursos de professores culpando algo isso é antigo e atual , pq os discursos sempre são excelentes mais a prática é longe de uma realidade alì vivida , Agora sim, se refletirmos a respeito de nossas práticas,um trabalho conjunto comunidade escolar ,comunidade de um modo geral,profissionais comprometidos com educaçâo, família, sem dúvida teremos algum avanço, apesar de que hoje eu já percebo um avanço significativo em si tratando do nosso município , mas deixo claro ainda temos muito a fazer para obtermos melhores resultados

    ResponderExcluir