quarta-feira, 5 de junho de 2013

Secretaria de Saúde do RN realiza dia D contra a poliomielite

Estado conseguiu atingir apenas 95% de sua meta de vacinação (Foto: De Jesus/ O Estado)
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite terá seu dia 'D' no próximo sábado (8) no Rio Grande do Norte. Realizada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e secretarias municipais de Saúde, a Campanha se estende até o dia 21 e deve vacinar 218.268 crianças no estado.
Segundo a Sesap, o público-alvo são crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Apesar da população de 218.268 crianças que devem ser imunizadas, o Ministério da Saúde repassará um total de 327.376 doses da vacina. Em todo o estado, 917 postos de vacinação fixos e 715 volantes estarão abertos.
A orientação da Secretaria é que os pais compareçam aos postos de vacinação munidos da carteira de vacinação da criança. De acordo com a Sesap, não há contraindicação à administração oral contra a poliomielite, mas deve-se evitar a vacinação de crianças portadoras de infecção aguda, com hipersensibilidade a algum componente da vacina, além de crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina.
Em 2013, o Brasil completa o 34º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a doença e o 24º ano sem a poliomielite no país. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado mundialmente para a erradicação da poliomielite.
Sintomas e transmissão
Segundo a Scretaria de Saúde do RN, a poliomielite é uma doença causada por vírus e dividida em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

FONTE: G1 / RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário