sábado, 1 de junho de 2013

Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será iniciada na segunda-feira


A Subsecretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, de forma conjunta com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), dará início, na próxima segunda-feira, 3, à primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta etapa serão vacinados 10 mil animais nas mais de 130 comunidades rurais do município. A imunização do gado segue até o dia 26 de junho.

O subsecretário de Desenvolvimento Social, Betinho Segundo, informou que serão montadas quatro equipes para trabalhar durante a campanha.

"Estamos divulgando as datas de vacinação para as comunidades, vamos manter o diálogo com os líderes comunitários para alertar sobre as visitas. É interessante a realização deste trabalho prévio, pois dá celeridade ao processo, quando chegamos aos locais de vacinação, o gado está devidamente preso. A vacinação estava prevista para acontecer em maio, mas houve a necessidade de prorrogar a ação, pois devido à seca os animais apresentavam estágio nutricional baixo", informou Betinho.

Betinho destaca ainda a importância de o pequeno criador vacinar seus animais contra a febre aftosa. "Com a imunização o pecuarista dá mais condições para que o animal seja comercializado, bem como transportado para outras regiões. Além disso, para ter acesso ao milho subsidiado os pecuaristas precisam apresentar documentação que comprove a vacinação dos animais", esclareceu o subsecretário.

A medicação é gratuita, assim como a imunização, aplicada em rebanhos de até 25 animais. Ano passado, o município alcançou a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Agricultura, sendo vacinados 9.800 animais, correspondendo assim a 98% do rebanho encontrado na região.


Fonte:Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário