segunda-feira, 6 de maio de 2013

PM contabiliza 19 crimes contra unidades bancárias este ano no RN

Caixa do Banco do Brasil foi arrombado dentro da Central do Cidadão em Mossoró (Foto: Geangelles Pinheiro/G1)
Dezenove unidades bancárias já foram alvo da ação de criminosos este no Rio Grande do Norte, segundo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (6) pelo coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado.
Ao G1, o comandante prometeu intensificar o patrulhamento ostensivo da PM, principalmente, nas divisas do estado. "Esta é uma preocupação permanente da Polícia Militar. Com frequência realizamos operações em vários municípios e conseguimos coibir muitas ações. No entanto, os bancos, como instituição financeira, têm obrigação de cuidar de seus patrimônios, com investimento em medidas preventivas de segurança orgânica, inclusive na defesa de seus clientes”, declarou.
As duas últimas ações foram registradas no final da noite deste domingo (5). Em Parnamirim, na Grande Natal, o alvo foi um caixa do Banco do Brasil localizado dentro do supermercado Boa Esperança, no Centro da cidade. Segundo a PM, quatro homens armados entraram no estabelecimento, renderam um segurança e um mototaxista que conversavam em frente ao supermercado e, em seguida, com um maçarico, violaram o terminal. O crime aconteceu por volta das 23h30.
O segurança e o mototaxista só conseguiram se libertar meia hora depois. A polícia foi chamada, mas quando chegou ao local os criminosos já tinham fugido. Antes, no entanto, os assaltantes ainda chegaram a consumir vários produtos dentro do supermercado. Diligências foram realizadas na região, mas ninguém foi preso.
Em Mossoró, na região Oeste do estado, a ação foi semelhante. Contudo, a polícia conseguiu prender dois suspeitos. Aconteceu no início da noite. De acordo com informações do 2º Batalhão de Policia Militar da cidade, os criminosos chegaram ao local às 18h, renderam o guarda que faz a segurança do local e duas pessoas que saiam do estabelecimento. Utilizando maçaricos, os criminosos começaram a abrir o caixa.
A movimentação chamou a atenção de vizinhos, que acionaram a Central de Operações da Policia. Quando o carro da Rádio Patrulha chegou ao local, por volta de 22h, alguns dos suspeitos ainda estavam dentro da Central. Outros davam apoio do lado de fora e conseguiram fugir.
Os policiais solicitaram reforço. Com a chegada de outras viaturas e a presença da Polícia Civil, os indivíduos fugiram pela cobertura do prédio e pularam muros das residências da região. Os policiais conseguiram prender dois suspeitos. Com eles, foi apreendido um revólver tomado de um policial e um carregador de pistola 9 milímetros.
Explosivos
As últimas ocorrências envolvimento arrombamentos de caixas com uso de explosivos aconteceram no início deste mês. Na ocasião, terminais eletrônicos de duas agências do Banco do Brasil e um caixa do Bradesco foram explodidos na madrugada desta quarta-feira (1º) em três cidades no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Militar, os ataques aconteceram simultaneamente, por volta das 2h, nas cidades de Angicos e Afonso Bezerra, na região Central do estado, e Almino Afonso, no Oeste potiguar.
O major Assis Santos, comandante do policiamento militar na região Central, confirmou que os criminosos estavam fortemente armados e usaram dinamite para arrombar os caixas. Nas duas agências, todo o dinheiro dos caixas violados foi levado. “O estrago foi grande. Em Afonso Bezerra, a delegacia e a viatura foram alvejadas”, destacou o oficial. Em Almino Afonso, a explosão foi confirmada pelo comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva.
Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário