A cidade de Santa Cruz é
famosa no Rio Grande do Norte pelo turismo religioso devido ao Alto de Santa Rita de Cássia, um
santuário com um monumento de 56 metros em homenagem à padroeira que é
considerado a maior imagem católica do mundo. Mas o município - que fica a 115
quilômetros da capital, Natal - tem outros atrativos além do religioso. Para
identificar o potencial e estimular o desenvolvimento dos negócios da região, o
Sebrae no Rio Grande do Norte criou, em parceria com a prefeitura local, um
roteiro turístico para a região.
Os detalhes do projeto foram apresentados
na terça-feira (2) a um grupo de 40 empresários de municípios da região, entre
eles proprietários de hotéis, pousadas, bares e lanchonetes, taxistas e agentes
de viagens. Levantamento preliminar indica que a região tem potencialidades
favoráveis ao turismo devido à presença de museus, cachoeiras, espaços
culturais e outros monumentos, que vão além do aspecto religioso. A proposta é
agregar valor ao destino ao apresentar aos visitantes novas opções de lazer em
localidades próximas ao santuário, fomentando negócios para os empreendimentos
da região.
Com o novo roteiro, espera-se fortalecer a identidade regional,
incentivar o empreendedorismo, estimular a criação de novos negócios e a
expansão dos que já existem, ampliar e qualificar serviços e equipamentos
turísticos, além de facilitar o acesso das pequenas empresas do mercado
turístico regional, estadual, nacional e internacional.
“A atividade do turismo religioso é o principal elo de
desenvolvimento econômico da cidade, então o Sebrae entrou nessa parceria com a
prefeitura para criar um roteiro para região e capacitar os empresários que já
têm negócios para atender bem aos turistas”, explica o gerente do Escritório
Regional do Sebrae no Trairi, Leonel Pontes. O foco da atuação do Sebrae será a
melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Justificativas
O cenário é propício à roteirização do turismo em Santa Cruz.
Desde a sua inauguração, o Alto de Santa Rita tem registrado mais de 100 mil
visitas, chegando a contabilizar, em média, três mil visitantes a cada fim de
semana. Número que triplica em datas especiais do calendário religioso, como
Semana Santa e Natal. A passagem de
turistas de todos os estados do País e de outras nacionalidades ajudou a
modificar o perfil da cidade. Após a construção do complexo, o número de leitos
em Santa Cruz deu um
salto e hoje soma 412 leitos.
Monumento é considerado a maior imagem católica do mundo |
O projeto do novo roteiro turístico está sendo conduzido pela
analista do Sebrae-RN no setor de turismo, Darlyne Fontes Virginio. As
primeiras ações começam no dia 17 de abril com a primeira visita técnica às
localidades. Será feito o mapeamento de todos os empreendimentos da região e
das potencialidades que poderão ser inseridas no roteiro. Será feito um
inventário de todo o patrimônio do lugar e planejar o que deverá ser
contemplado no roteiro. Além disso, serão determinados os segmentos a partir
dos locais com maior relevância e identificado o perfil do público visitante.
A segunda fase começa em junho com a capacitação dos empresários,
através de cursos e palestras, e a realização de consultorias individualizadas.
A última etapa é a fase de mercado em que ocorrerá a divulgação do destino
junto às operadoras de turismo e agentes de viagens, o que deve ocorrer em
agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário