quinta-feira, 18 de abril de 2013

Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante comemora o Dia Nacional do Livro Infantil




Hoje, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao grande escritor da Literatura Infanto-juvenil do Brasil, Monteiro Lobato. O pátio da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante, em Rodolfo Fernandes/RN, foi palco de diversas apresentações teatrais, onde alunos, orientados pelos seus respectivos professores, declamaram, dramatizaram e encenaram textos de alguns autores da Literatura Brasileira Infanto-juvenil.
O grande destaque foi nosso cânone Monteiro Lobato, sendo enfocados a obra “O Picapau amarelo” (1939) e a personagem “Emília”. A autora Ana Maria Machado também foi lembrada, sendo apresentado seu texto “Menina Bonita do Laço de Fita”.
A primeira apresentação, com alunos do 4° ano “A”, foi orientada pela professora Lúcia Filgueira. As crianças encenaram a peça teatral “A Pílula Falante”, episódio inserido na obra “O Picapau Amarelo” do grande Monteiro Lobato.
Na sequência, alunos do 4º ano “B” orientados pela professora Luciene Costa, declamaram o poema “Reconhecimento da Leitura”, destacando nesse poema personagens também de Monteiro Lobato.
A terceira apresentação foi orientada pela professora do 3° ano “A” Fátima Filgueira. Ela também homenageou Monteiro Lobato, enfocando a Boneca de Pano “Emília”, com encenação musical interpretada pela aluna Dalila.
Por último, alunos do 8º ano “A” orientados pela professora Alcimar Lima, apresentaram a obra “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado. O grande enfoque foi a questão do preconceito, em que a autora busca mostrar que é possível gostarmos uns dos outros independente de cor ou raça. Nessa obra, um coelho de cor branca quer mudar de cor, e tenta de várias maneiras se tornar preto como a “Menina Bonita do Laço de Fita”, personagem da história que tem a cor da pele escura. Os alunos dramatizaram em grande estilo essa envolvente história, levando todo o público presente a mergulhar na literatura de Ana Maria Machado.
Parabenizamos a direção da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante pelo brilhante momento, em especial as professoras Lúcia Filgueira, Fátima Filgueira, Luciene Costa e Alcimar Lima pela iniciativa de proporcionar momentos assim, pois é esse tipo de atividade que se torna envolvente e desperta no aluno o gosto pela leitura.





Para visualizar a cobertura fotográfica clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário