sexta-feira, 22 de março de 2013

Rodolfo Fernandes realiza “Semana Saúde na Escola”




Programa Saúde na Escola
A Prefeitura Municipal de Rodolfo Fernandes/RN, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram de 11 a 15 de março de 2013 a “Semana Saúde na Escola”.
O Programa Saúde na Escola visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino.
A mobilização da Semana Saúde na Escola aconteceu de 11 a 15 de março. A prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular foram os focos temáticos da campanha de 2013. As equipes de Saúde da Família, durante toda a semana, realizaram atividades essenciais nas escolas como: avaliação antropométrica, sondagem da realização do teste do olhinho (teste do reflexo vermelho) com os pais, avaliação oftalmológica (teste de snellen) e palestras de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Essas ações foram realizadas nas escolas de Creches, Pré-escolas, Ensino Fundamental e Ensino Médio da zona urbana e rural do nosso município.
O crescimento da obesidade na infância e na adolescência, e a grande repercussão obtida por esta temática no ano de 2012 motivaram a retomada do tema em 2013, acompanhado de saúde ocular. Dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares, (2008/09), das duas últimas décadas, indicam que a prevalência da obesidade em crianças, de 5 a 9 anos, saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Nos adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.
Já os problemas de visão são uma das principais causas da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem. Estudos apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam refração ocular (distúrbios de visão causados por problemas no cristalino ou na córnea).
APRENDER FAZ BEM PARA A VIDA E PARA A SAÚDE TAMBÉM.

Informações cedidas pela enfermeira Erica Micaelle Melo Silva - Coordenadora do Programa Saúde na Escola de Rodolfo Fernandes/RN.

Para visualizar a cobertura completa clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário