sexta-feira, 29 de março de 2013

Racionar é preciso

Açude Riachão
Rodolfo  Fernandes, vive, atualmente, um dos piores períodos de estiagem dos últimos  40 anos, na verdade, de sua história,  a pouca chuva repercute diretamente no volume dos açudes que contribuem para o abastecimento de água, não existe um planejamento consistente para enfrentar mais um ano de seca, haja vista, ano passado em nossa cidade choveu aproximadamente 300 mm, aonde, a média seria entorno de 700 mm. A situação é preocupante porque as previsões meteorológicas apontam para chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013, em nossa cidade, até o momento choveu apenas 75 mm, menos de 10% de um inverno normal, com efeito, o nosso açude do Riachão, que abastece nossa cidade está praticamente seco; o açude São José, localizado dentro da rua, já está seco. Caso não chova, só existe uma solução: racionamento de água. Solução que, inclusive, já era para ter sido adotada há tempos.

Então, ao invés, de reclamarmos da qualidade da água: barrenta, suja, lama, podre, fedorenta. Vamos agradecer enquanto, ainda existe em nossas torneiras esta água, uma vez que se ela acabar, aí sim, saberemos o verdadeiro valor que tem esse líquido tão precioso. Luís Gomes, passou um período de aproximadamente 500 dias sem água nas torneiras, sendo abastecida exclusivamente por carros pipas. 


Açude São José
O açude São José, ao lado, está totalmente seco, ele foi quem abasteceu nossa cidade por muito tempo e faz parte da nossa história, atualmente, só é utilizado para consumo animal, mas, infelizmente, já está seco, como à maioria dos barreiros e pequenos açudes de nossa cidade que se encontram secos. Esse é o retrato de nossa cidade. Sem dúvidas, racionar é preciso.


Açude São José








Nenhum comentário:

Postar um comentário