quinta-feira, 21 de março de 2013

Município inclui crianças com deficiências na Educação Inclusiva



Exiba AEE.jpg na apresentação de slides
Sala de AEE – Escola Mª de Lourdes
O município de Rodolfo Fernandes vem, ao longo dos anos, incluindo crianças com deficiências no processo da educação Inclusiva na escola.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante conta com um Pedagogo, Prof° Carlos Junior Regis Silva, especialista em Psicopedagogia, atuante na área desde o ano de 2012, trabalhando com as crianças com Necessidade Educacional Especial – NEE.
O Educador ressalta a importância desse atendimento, como sendo um meio de socialização com outras crianças, mas também dando uma atenção especial para conduzir o seu desenvolvimento. Ele ressaltou que: “Todos nós temos qualidade e defeitos, sendo assim, todos somos deficientes em algum aspecto. Assim, reconhecer a diferença é essencial no caminho da inclusão”.
A Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante tem uma sala de aula bem estruturada, com recursos multifuncionais para a demanda dos alunos com deficiências em turmas normais. Os equipamentos foram providenciados de acordo com as suas necessidades especificas, chegaram livros, brinquedos, instrumentos musicais, TV com DVD, jogos lúdicos, dicionário de libras, revistas informativas sobre deficiências, prancha de leitura, dando um reforço ao ensino.
A sala é composta por mesas redondas para oito (08) cadeiras, mesinhas com note book, birô, quadro branco e um ar condicionado, assim, melhora a condição de trabalho dentro da metodologia do ensino inclusivo, sem falar na condição existente para que o aproveitamento do ensino a essas crianças facilite o seu aprendizado.
A sala de aula, intitulada “Atendimento Educacional Especializado” - AEE reúne neste ano de 2013, um grupo de 12 crianças com diferentes deficiências, entre elas estão: deficiência intelectual e física, síndrome de down e surdez.
O prefeito Monteiro Neto, conclui a importância dessa inclusão: “Estou acompanhando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN (Lei nº 9.394/96), que enaltece o papel da escola regular e atribui à Educação Especial uma função complementar. Asseguro que o mais importante é inserir na sociedade crianças, jovens e adultos com as mais diversas deficiências. A Educação é para todos”. Finalizou.
Nota do Blog: Hoje, 21 de março de 2013 é comemorado o dia Internacional da Síndrome de Down. Esperamos que pessoas deficientes sejam valorizadas ainda mais no meio social. A política de inclusão social dessas pessoas já está bastante avançada, porém temos que lutar ainda mais para vencermos certos tipos de preconceito presente na sociedade. O nosso município está de parabéns, pois já temos escolas com estrutura adequada para atendimento educacional especializado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário